SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

O Movimento Assistencial Espirita Maria Rosa, busca junto aos usuários e população da região Norte de Campinas, proporcionar o desenvolvimento da qualidade de vida, através da proteção social básica, convivência e fortalecimento de vínculos destinado às crianças, adolescentes, e famílias em situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social..

O SCFV-  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Atualmente o SCFV atende 120 crianças e adolescentes.

 

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

As crianças e os adolescentes frequentam a instituição diariamente de segunda a sexta feira, das  8h às 11h e das 12h às 16h. No período da manhã o grupo é composto por 60 adolescentes de 11 a 14 anos e 11 meses e no período da tarde por  60 crianças de 6 anos a 11 anos de idade.   O grupo da manhã é recebido, acolhido e encaminhado para o café da manhã, já a turma da tarde  é acolhida e recebida com o almoço.  Na medida em que encerrarem suas refeições os mesmos são encaminhados para participarem da Roda de Conversa. Esta Roda foi o espaço onde os educadores fornecem os eventuais recados referentes as atividades do dia, planejamento de datas especiais, possíveis soluções para os problemas encontrados no dia a dia   e a organização dos grupos para a participação nas atividades daquele dia. Em seguida os usuários são divididos em 03 grupos de 20crianças/adolescentes cada e encaminhados para os respectivos espaços de atividades.

São ofertadas diariamente três tipos diferentes de atividades, cada educador/oficineiro permanece em um ambiente determinado da instituição aguardando a troca entre as turmas. Cada oficina tem duração média de 40 minutos.

Ao término de cada atividade os educadores encaminham os usuários para outro ambiente, onde participam da próxima atividade, até que os 03 grupos tenham participado das três atividades ofertadas no dia. (conforme grade em anexo).

Ao final da manhã é servido almoço para todos os adolescentes bem como no final da tarde um lanche para todas crianças.

Todas as oficinas serão previamente planejadas, contando com a participação dos usuários e familiares dos serviços para este planejamento. Ao final de cada semestre é feita uma avaliação com cada um (usuário e família) sobre a  satisfação e a qualidade dos serviços que foram prestados, assim como um levantamento sobre quais são suas atividades de maior interesse, para que as nossas ações estejam sempre de acordo com as demandas da região atendida.

 

Confira abaixo a grade de atividades das crianças e adolescentes dos período manhã e tarde.