Centro de convivência Inclusivo e Intergeracional.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional, tem por foco o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, tendo como público alvo todas as idades, desde a gestante até a pessoa idosa. Contribuindo para o retorno ou permanência escolar dos adolescentes e jovens na escola, a proteção social possibilitando um espaço de referência para o convívio grupal, comunitário, social para a juventude, ações complementares e reflexivas sobre a dinâmica dos adultos e o envelhecimento saudável do idoso.

O trabalho com os adolescentes e a juventude é realizado com atividades que possibilitam a construção de novos conhecimentos e formação de atitudes e valores que reflitam no desenvolvimento integral. As atividades possibilitam o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania, ampliando seus conhecimentos sobre o mundo do trabalho, competências específicas básicas e contribuir para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional e/ou mundo do trabalho.

O trabalho com adultos e idosos é desenvolvido através de atividades que promovam o convívio grupal, comunitário e social, tornando o espaço de referência para acolhida afetiva e solidariedade a partir de encontros intergeracionais de modo a refletir em suas relações familiar e comunitária. Contribuindo o acesso dessas pessoas a espaços públicos, promovendo a ampliação do universo informacional sobre seus direitos sociais, compreensão crítica da realidade social e possibilidades de melhorias e/ou mudanças e ações  que motivam o desenvolvimento de novos projetos de vida. Focando sempre na autonomia e protagonismo do ser social.

Em específico a pessoa idosa, as atividades são desenvolvidas de acordo com as demandas e interesses deste público, levando em consideração sua experiência de vida, escolhas e decisões. Contribuindo para o processo de envelhecimento saudável, assim como, garantindo a prevenção de situações de risco social.

 

Atividades desenvolvidas para todos os públicos;

 

Mundo do trabalho- Jovens

Essa atividade tem como objetivos abordar a relação entre trabalho e cidadania; proporcionar um espaço para o autoconhecimento, compartilhar informações sobre o mundo do trabalho, perfil profissional e reforçar a importância da qualificação e construção de um projeto profissional.

Por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

 

 

Oficina de esportes- Jovens

É uma atividade de esportes, lazer e recreação, com jogos adaptados, basquete, handebol, futebol, atividades de corrida e gincanas.

A atividade busca a capacidade de estar em grupo, de dialogar, administrar conflitos, além de permitir conhecimento dos limites e habilidades e a melhoria na qualidade de vida dos usuários e da condição de sociabilidade dos mesmos.

 

 

 

Grupo 3ª idade – Memórias

A atividade tem por objetivo resgatar a identidade, as capacidades até então adormecidas e promover a interação através da troca de ideias, histórias de vida, pensamentos e sentimentos afetivos que estejam guardados na memória e em seus corações.

 

 

 

 

Oficina Ballet – Feliz Idade 

A atividade de ballet é desenvolvida com a pessoa idosa, iniciada com alongamentos e passos leves, de modo a adaptar o corpo para esse tipo de atividade gradualmente. Respeitando sempre o limite de cada participante, cada uma em seu  próprio ritmo. Além do ballet, essa atividade proporciona valorização das experiências através de troca entre os participantes, convívio em grupo, aumento da auto estima, contribui também para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

 

 

 

Oficina de Multimídia- Jovens

Esta Oficina propicia o desenvolvimento das habilidades de comunicação e linguagem tecnológica dos jovens, e utiliza a internet e as redes sociais como ponte para o avanço positivo, além de design gráfico e apresentação de multimídia. Esta oficina fomenta discussões referentes a temas relevantes da juventude, realidade social, acesso ao universo informacional.

 

 

 

Oficina de Informática

Essa atividade possibilita o acesso dos usuários no mundo tecnológico, informacional e digital. A  ampliação da capacidade de entendimento do ser humano no uso do computador e das novas tecnologias, proporcionando troca de conhecimento e aprendizado em grupo.

 

 

 

 

Geração de Renda

Nesta atividade todos os gêneros são bem-vindos a aprender as técnicas. O grupo aprende as técnicas do macramê, bordando em sua singularidade. Alegrias, dificuldades, histórias de vida, conflitos familiares e risadas são compartilhadas, tornando o espaço acolhedor.

Os participantes vendem seus produtos e o retorno das  vendas, é destinado uma parte para a compra de matérias e a outra, pertence aos usuários que confeccionaram os produtos, promovendo a geração de renda dos participantes envolvidos.

 

 

HIP-HOP

A atividade permitirá, o contato com a cultura da dança urbana que o Hip Hop representa, como forma de manifestações artísticas no processo de desenvolvimento da construção da sociabilidade, conduzindo-os à reflexão, criticidade, com possibilidades de aprendizagem de diversos ritmos e formas de comunicação corporal, melhoria na qualidade de vida dos idosos e adultos.

 

 

 

Pilates 

A atividade promove benefícios para saúde física e mental, proporcionando principalmente para os idosos, mais qualidade de vida, visando o envelhecimento saudável. Visto que, a prática desse exercício de baixo impacto, trabalha músculos específicos de acordo com cada necessidade, auxilia na coordenação motora, contribui para o fortalecimento do músculo e o condicionamento cardiovascular.

(Foto de 2018)

 

 

Exercitando o corpo

Este exercício melhora a capacidade de relaxamento do coração, reduz o risco de hipertensão e de doenças cardiovasculares, além de diminuir a dificuldade para respirar. Paralelamente, o treinamento cardiovascular para os adultos/idosos, limpa as vias respiratórias e ajuda a combater doenças comuns, como resfriados ou estado gripal. O exercício também auxilia idosos com doenças como a demência e o Parkinson. Contribui para manter o equilíbrio e a coordenação motora.