O projeto Empreende Campinas é realizado pelo M.A.E. Maria Rosa em toda a região norte de Campinas.

Desenvolvido em parceria com a Fundação FEAC e o SEBRAE, seu objetivo é oferecer cursos para empreendedores em qualquer momento do seu negócio: começando, se estruturando ou consolidado.

São oferecidos dois cursos ministrados pelo SEBRAE: 

Descomplique: voltados para empreendedores iniciantes ou com negócios já em funcionamento.

Organize seu Negócio: voltado para empreendedores já estruturados, que sejam enquadrados como MEI (Microempreendedor Individual).

 

São oferecidas várias turmas de cada curso, que são realizados em 4 ou 5 dias de 4 horas cada dia, com 16 ou 20 horas de duração, e organizados com as datas e horários conforme a demandas das turmas.

Empreendedores iniciantes: Será oferecida uma turma, online, através do whatsapp, direcionada à quem deseja empreender mas ainda não deu o primeiro passo. 

 

Se você é empreendedor e deseja fazer sua inscrição nos cursos, realize sua pré-inscrição aqui

(https://alianca.formstack.com/forms/maemaria_precadastro)

Se você quer solicitar a realização de uma turma em seu bairro / instituição da Região Norte de Campinas, entre em contato com o MAE Maria Rosa:

(19) 99735-2743

projetoempreender@maemariarosa.org.br

Além da formação o projeto também oferece outras oportunidades, como o acesso facilitado ao microcrédito consciente através da parceria com a FIRGUN. Empreendedores certificados pelos cursos do projeto podem se cadastrar para acessar o microcrédito de até R$ 7.000,00 com condições especiais, como o pagamento em até 24 meses sem juros e com carência. 

Saiba mais sobre os cursos:

CURSO DESCOMPLIQUE

O curso Descomplique possui público alvo os empreendedores informais, empreendedores que estão planejando e avaliando a abertura de um negócio e público em geral que queira conhecer sobre abertura e gestão de uma pequena empresa.

O curso possui 5 módulos e cada módulo possui duração aproximada de 4 horas.

A carga horária total do curso é 20 horas.

 

Os 5 módulos são ministrados presencialmente, os quais abordam as seguintes temáticas: Empreendedorismo, Marketing, Finanças, Sua Ideia de Negócios e Formalização.

 

Conteúdo Curso:

– Descomplique Empreendedorismo: Futuros empreendedores descobrem quais são as características empreendedoras e como elas impactam diretamente no sucesso do negócio, e são convidados a avaliar suas competências e descobrir como melhorar seu comportamento, com foco e determinação.

– Descomplique Marketing: Exposição das estratégias de marketing para implementação em sua empresa com facilidade e como o marketing do produto ou serviço pode ser o segredo do sucesso.

– Descomplique Formalização: Apresentação do passo a passo do processo de formalização. Serão pontuados os riscos da informalidade, as vantagens da formalização, os tipos de empresa, os portes de empresas e os passos mais fáceis e descomplicados de formalizar a empresa e usufruir das vantagens da lei.

– Descomplique Sua Ideia de Negócio: A oficina demonstra o processo de modelagem de uma ideia de negócio através do ensinamento da ferramenta Canvas. O conteúdo ministrado passa por todos os blocos do Canvas, que correspondem às principais áreas de um negócio, e estes são explicados e exemplificados para que o participante aprenda a estruturar o seu modelo de negócio.

– Descomplique Finanças: Abordagem da importância do planejamento e viabilidade financeira de um novo negócio ou inovação em empresa já existente. Durante a oficina também são apresentadas dicas de como controlar melhor as finanças do negócio e não confundir as finanças pessoais com a da empresa.

 

CURSO ORGANIZE SEU NEGÓCIO

O curso Organize seu Negócio tem como público alvo o MEI (Microempreendedor Individual).

O curso possui 4 módulos e cada módulo possui duração aproximada de 4 horas.

A carga horária total do curso é 20 horas.

Os 5 módulos são ministrados presencialmente, os quais abordam as seguintes temáticas:

Empreendedor de Sucesso, Formação de Preço, Fluxo de Caixa e Marketing Digital.

 

Conteúdo do Curso:

–  Empreendedor de Sucesso: Será abordado temas que promovem o conhecimento sobre o que é empreendedorismo através de vivências para autoconhecimento do perfil empreendedor e do conhecimento de referências de empresários que souberam praticar muito bem estes comportamentos.

– Formação de Preço: Desmistificação dos custos e gastos de uma empresa e apoio ao empresário na formação do preço de venda de produtos ou serviços de maneira correta.

– Fluxo de Caixa: Detalhamento do funcionamento do fluxo de caixa, sua estrutura e aplicabilidade, afim de auxiliar o empresário a tomar decisões com mais segurança.

–  Marketing Digital: Aprofundamento do entendimento do marketing no contexto online. Apresentação das possibilidades de venda online e entender qual se adapta ao tipo do negócio que o empresário possui.

*Saiba mais sobre: Tempo de Empreender AQUI

PARCEIROS