O QUE É?

O projeto Cultura de Paz Através de Processos Circulares oferece formação para fortalecer pessoas para se tornarem agentes da Cultura de Paz. Que estes se tornem protagonistas do seu autoconhecimento, que revejam suas habilidades pessoais e interpessoais, desenvolvendo a empatia, o autocuidado e, principalmente, facilitando diálogos que tratam de momentos de tensão ou conflitos, contribuindo individualmente ou coletivamente para a resolução destas situações.

As práticas circulares se integram e trazem para o aprendizado linguagens lúdicas, buscando despertar os participantes para um processo em que o cuidado com o outro e com o meio em que vivem, pode-se traduzir em convivências mais pacíficas, colaborativas e respeitosas em todas as áreas da vida, tornando-se assim, multiplicadores da Cultura de Paz. Desta forma, os participantes desenvolvem o entendimento de que conflito é diferente de violência, e que pode ser transformado positivamente através de meios adequados para que consigam enfrentar esses conflitos.

O projeto Cultura de Paz Através de Práticas Circulares possui uma estrutura que se assenta em dois módulos, compostos por quatro pilares:

 MÓDULO I:

– Justiça restaurativa;

– Comunicação não-violenta.

 MÓDULO II:

– Danças circulares e,

– Jogos cooperativos.

 

*O projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).*

 

COMO FUNCIONA?

Em sua estrutura cada módulo tem 9 (nove) encontros, que totalizam 18 encontros e 90 horas de formação. Os encontros acontecem nas manhãs de sábado, das 9h às 12 horas. Devido a pandemia COVID-19, a primeira turma realizada com educadores e profissionais os encontros aconteceram de forma remota. A segunda turma que está em andamento com adolescentes está sendo realizada presencialmente.

QUEM SÃO OS FORMADORES?

As atividades formativas são conduzidas por:

 

Cleo Garcia

Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta (Módulo I).

 

Mairany Gabriel e Angelo Antoni

Danças Circulares Sagradas e Jogos Cooperativos – (Módulo II).

 

ESSE PROJETO TEM COMO OBJETIVO

Desenvolver técnicas, metodologias e práticas para educadores e adolescentes, como facilitadores de círculos de construção de paz, buscando despertá-los para um processo de autoconhecimento, autocuidado e, consequentemente, cuidado com o outro e com o meio em que vivem, possibilitando assim, que estes multipliquem os saberes adquiridos.

PÚBLICO PARTICIPANTE

O projeto é destinado a educadores e adolescentes entre 14 e 17 anos, preferencialmente que moram ou atuam na região Norte de Campinas.

A meta é formar 20 educadores e 50 adolescentes para atuarem como facilitadores em círculos de paz em suas comunidades, casas, escolas, locais de trabalho!

 

TURMA 1

 

A primeira turma do projeto Cultura de Paz Através de Processos Circulares iniciou em maio de 2021, sendo direcionado preferencialmente para educadores, mas participaram também professores, pedagogos e assistentes sociais. Os encontros aconteceram de forma remota ao longo dos 5 meses de formação, sendo apenas o último encontro de forma presencial para a certificação dos concluintes!

 

Figura 1: Cartaz de divulgação.

 

Foto 1: Encontros remotos

 

Foto 2: Concluintes da Turma 1.

TURMA 2


A Turma 2 do projeto iniciou em setembro, sendo esta direcionada exclusivamente para adolescentes entre 14 e 17 anos. Se inscreveram adolescentes da região norte, envolvendo os bairros, São Marcos, Jardim Campineiro, entre outros. Os encontros acontecem de forma presencial e com todos os cuidados sanitários!

 

 

Figura 2: Cartaz de divulgação.

 

Foto 3: Turma 2 em atividade!

No sábado dia 27/11, a Turma 2 do projeto Cultura de Paz Através de Processos Circulares, iniciou o segundo módulo de formação em Danças Circulares Sagradas e Jogos Cooperativos. O módulo 2 é conduzido por Mairany Gabriel e Angelo Antoni. Veja como foi:

Concluintes 02/2022

TURMA 3

INSCRIÇÕES ABERTAS. PARTICIPE!

 

PARCERIA:

CONTATOS

Email: projetoculturadepaz@maemariarosa.org.br

WhatsApp: (19) 97129-6800